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Fundamentos da teoria microeconômica

a) O conceito econômico de mercado – por tradição histórica, a palavra mercado diz respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizam suas transações. No entanto, em tempos de comércios virtuais, a concepção de mercado deve ser ampliada para uma categoria mais abrangente. Não existe, necessariamente, uma conotação geográfica. Continua a haver, porém, a antiga relação de forças aparentemente antagônicas: as da procura e as da oferta. Neste sentido, podemos refletir sobre a constituição de um mercado de trabalho, financeiro, de capitais, e outros.
b) oferta, procura e preços dos produtos são os elementos essenciais do conceito econômico de mercado - A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preço, em dado período de tempo.
c) o equilíbrio do mercado – Expostos a preços considerados baixos, os produtores dispõem-se a produzir menos, enquanto os produtores, frente a preços baixos, tendem a consumir mais. Partindo-se do princípio, que o mercado tende a uma situação de concorrência perfeita, o preço de equilíbrio será determinado pela livre manifestação das forças da oferta e da procura.
d) funções e imperfeições do mercado;
1) virtudes:
- o mercado ao gerar índices de escassez, transmitidos aos preços e às remunerações, orienta a alocação dos escassos recursos da sociedade;
- o mercado estimula a qualificação dos recursos e dos produtos via concorrência de preços;
- o mercado viabiliza a liberdade de escolha econômica
2) imperfeições
- o mercado não se estrutura apenas segundo as hipóteses de concorrência perfeita;
- o mercado não garante o pleno emprego dos recursos;
- o mercado não é adequado para gerar determinadas categorias de bens e serviços, de interesses difusos (bens públicos e semi-públicos, por exemplo).

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